MADEIRA WORLD GAMES
São Pedro abençoa “Madeira World Games 2014”
Janela de tempo permitiu o arranque da primeira prova da edição de 2014 do Madeira World Games – Festival da Natureza.
O “MWG Night Urban Orienteering” foi a primeira prova de um conjunto de 9 eventos a decorrer ao longo deste fim de semana. A prova de Orientação em ambiente noturno urbano teve lugar sexta-feira pelas 21h00 nas ruas da cidade de Santa Cruz. Apesar das más condições climatéricas que se fizeram sentir antes e no final do evento, nada foi impeditivo para que os mais de 100 participantes criassem uma explosão de momentos marcados pela empatia, entusiasmo, alegria e movimento.
O evento teve a colaboração imprescindível do Clube Aventura do Madeira, que desde logo implementou todos os recursos necessários para a execução da prova. Com muitos escalões a competir, face à enorme adesão de todos os participantes, com idades compreendidas entre os “6 e os 70”, há a salientar a classificação geral do escalão principal de competição:
H Sénior – 1º Nelson Barroca 2º Sidónio Freitas 3º João Gomes
D Sénior – 1º Ana Gouveia 2º Donita Barradas 3º Rubina Rocha
MADEIRA WORLD GAMES – FESTIVAL DA NATUREZA
BodyBoard * Stand Up Paddle * Surf
“Madeira World Games 2014”
Promove emoções entre pequenos e graudos
Encerra-se assim a 3ª etapa de Bodyboard-ASRAM/FPS, inserida no Madeira World Games, com condições do mar favoráveis para a prática desta modalidade, com sets de meio metro a um metro que facilitaram as manobras dos vários atletas em prova, no qual se destacou a prestação do atleta Tomás Rodrigues. Os resultados para o open masculino foram atribuídos, com o 1º lugar ao atleta Tomás Rodrigues, 2º lugar para o atleta Bruno Abreu, 3º André Câmara e 4º Bruno Sacadura.
Na categoria open feminino destacou-se a ausência da atleta Carina Carvalho, por se encontrar a participar no campeonato da europa da categoria, tendo ficado, em primeiro lugar a atleta Fabi Ortelá, 2º Helena Pereira, 3º Brenda Ortelá e 4º Joana Pereira.
Em condições bastante favoráveis, o festival de promoção de surf MWG foi marcado pela participação de competidores de diversas idades na categoria de esperanças com ondas a proporcionar a possibilidade de um excelente espetáculo.
No que concerne ao “MWG – Stand Up Paddle Race”, organização levada a cabo pelo Centro de Treino de Mar brilhou na Baía do Funchal com as camadas mais jovens a dominar a frota de pranchas. O convívio fez-se durante toda a manhã mesmo com a competição principal a ser alvo dos efeitos controversos da forte ondulação que se fazia sentir no local.
MADEIRA WORLD GAMES – FESTIVAL DA NATUREZA
ORI FEST MWG 2014
73 “Conquistaram” o Chão das Feiteiras
O Clube de Montanha do Funchal realizou esta manhã, a 5.ª prova pontuável para a Taça da Madeira 2014, evento que integrou o programa dos Madeira World Games.
Setenta e três entusiastas da Orientação marcaram presença numa prova recheada de atributos e beleza natural em terreno propicio ao desenvolvimento da modalidade com percursos desafiantes e com infinitas opções de itinerário dentro de floresta fechada, zonas abertas e com muito pormenor.
A organização disponibilizou 10 percursos diferentes, com distâncias entre os 1180 metros para os escalões de formação até 12 anos, e os 3270 metros para o escalão Homens Elite, o mais exigente do evento.
O desnível acumulado na zona da prova tinha uma acentuação de perto de 110 metros, sendo o principal desafio a capacidade de leitura do mapa e decisão pela melhor opção no menor tempo possível, nas pernadas que variavam consoante o número de postos de controlo, 15 para o percurso de Formação e 21 para os Seniores e Veteranos.
Resultados do escalão mais competitivo
1º António Abreu da ACDJS * 2º Lino Alves da LCM/ 3º Pedro Damião da CAMadeira
MADEIRA WORLD GAMES – FESTIVAL DA NATUREZA
Porto Moniz ao rubro com “North Coast # Enduro Bike Race #” – Madeira Island a fervilhar de emoções em pura adrenalina do Paul à Ribeira da Janela.
Destacando-se os trilhos de elevada qualidade e a envolvência que zona apresenta, a prova de enduro com 6 especiais cronometradas, deliciou todos os concorrentes que nela participaram.
A prova contou com 38 atletas regionais e nacionais, tendo o internacional português de enduro Marco Fidalgo vindo conhecer os trilhos da costa norte, com o madeirense de downhill Emanuel Pombo e com Paulo Batista, atual campeão regional de cross country, atleta do Clube Naval do Seixal.
O nevoeiro inicial, a chuva intensa e muita lama que se fazia sentir nas imediações do percurso, tornaram a prova extremamente técnica, com trilhos muito escorregadios pondo constantemente à prova a perícia de todos os pilotos da modalidade.
Com as 6 especiais cronometradas, a prova teve o seu início na Bica da Cana, com passagem pelo Fanal e o seu términus na freguesia da Ribeira da Janela.
Segundo o atleta internacional, Marco Fidalgo, siderado e rendido à qualidade do percurso que excedeu todas as suas expectativas, considerou a Madeira, um diamante em bruto no que concerne ao Enduro, tendo ainda, mostrado uma enorme vontade para repetir a experiência.
Feitas as contas a classificação final ficou:
1º Emanuel Pombo/ 2º Paulo Batista/ 3ºMarco Fidalgo. A festa terminou com a respetiva entrega de troféus e “macarronada” para todos os participantes na sede do Clube Naval do Seixal responsável pela organização da prova.
MADEIRA WORLD GAMES – FESTIVAL DA NATUREZA
PROVA DE ÁGUAS ABERTAS MWG – FESTIVAL DA NATUREZA agita águas na Baía de Câmara de Lobos
Inserido no Festival da Natureza, decorreu este domingo na Baía de Câmara de Lobos a prova de “Águas Abertas – Madeira World Games2014”. Com 89 nadadores inscritos e prontos para se lançarem às águas cristalinas da baía, o evento decorreu em três distâncias normalizadas, nomeadamente, 500m dentro da baía, direcionada aos populares e atletas menos preparados, 1500m e 3000m, sendo estas segundas provas direcionadas para os nadadores federados e mais experientes.
A pequena odulação marítima e a corrente que se fez sentir, tornou o percurso com características mais técnicas para todos os nadadores, contudo, as restantes condições climatéricas foram favoráveis ao desenrrolar da prova. Com uma moldura humana repleta de aficionados e familiares, bem como uma série de curiosos que por lá iam passando e, se deliciavam com todo aquele senário em movimento, a partida e chegada, tiveram lugar no Cais de Câmara de Lobos, sendo o percurso principal, localizado em frente à praia do vigário.
Há a destacar os seguintes classificações:
Prova Longa – 3000m
Seniores Masculinos – Duarte Vieira – 34:26.65
Séniores Femininos – Carla Telo – 42:43.
Uma vez mais, ambos os nadadores, levaram de vencida a prova, ultrapassando toda a concorrência.
Prova Intermédia – 1500m
Masculinos – João Vieira – 18:28.00
Femininos – Ana Ornelas – 24:29.97.
A salientar a excelente prestação, da ainda atleta júnior revelação Ana Ornelas do Clube Naval do Porto Santo, pelas prestações obtidas durante a época desportiva.
Prova promoção 500m
Vitaly Nachychko – 8:30.00
Jessica – Luís 10:14.41.
A organização Madeira Word Games e a Associação de Natação da Madeira está a programar para edição de 2015 a travessia Porto Santo – Madeira.
MADEIRA WORLD GAMES – FESTIVAL DA NATUREZA
Canoagem voltou ao mar no evento Madeira World Games
A Associação Regional de Canoagem da Madeira foi uma das entidades a marcar presença no evento «Madeira World Games», a decorrer hoje na Baía do Funchal. Perto de setenta canoístas estiveram na linha de partida para duas regata que serviu de prova para o Campeonato Escolas de Canoagem, enquanto que 35 canoistas cumpriram aquela que seria a VII Etapa do Circuito Regional SIPRE.
No que concerne aos resultados e começando pelos mais novos, André Noite (CTM) e Daniela Pinto (CNF) foram as figuras no escalão de cadetes, enquanto que nos infantis o ouro seria entregue a Jorge Fonseca (CTM) e Carolina Fernandes (CNF). Nos Iniciados o triunfo sorriu a Bernardo Pereira (CNC). Nos Menores a prova foi ganha por Paulo Capelo (CNF).
Nas tripulações Cadetes a prova foi ganha pelos canoístas oriundos da ANCLobos, nomeadamente António Sousa/Pedro Sousa.
Já nos mais velhos os vencedores foram: Marco Gomes (CNF) e Carlota Duarte (CNF) em K1 Seniores; Gonçalo Ornelas (ANCL) em K1 Juniores; Marco Pontes (CNF) em K1 Cadetes; Miguel Rodrigues/Roberto Ferreira (CNF) em K2 Seniores; Pedro Nascimento/Marco Luis (CNC) em K2 Juniores; Sancho Capelo/José Teles (CNF) em K2 Cadetes e Alcindo Castro/Heliodoro Serrão (CTM) em K2 Veteranos.
A Nível colectivo o Clube Naval do Funchal ganhou as duas provas do Campeonato de Escolas de Canoagem com 6 pontos, enquanto que a VII Etapa do CRSIPRE foi ganha pela ANCL com 5006 pontos.
MADEIRA WORLD GAMES – FESTIVAL DA NATUREZA
II Edição “MWG TRAIL CHALLENGE” encerra com chave de ouro o evento “MadeiraWorldGames2014”
Duas centenas de atletas correram nas serras de Santa Cruz no MWG Trail Challenge, evento que decorreu esta manhã com partida e chegada na zona central do Montado do Pereiro, uma organização no âmbito do Festival da Natureza da Madeira levado a cabo pela Secretaria Regional do Turismo.
A organização do Clube Aventura da Madeira montou um circuito que permitiu a competição nas distâncias de 11km com 500m de desnível postivo acumulado e 21km com 1000m de desnível positivo, num desafio que percorreu florestas de folhosas e pinheiros, envolvendo pequenos trilhos, caminhos e passagem por alguns dos recantos mais bonitos das serras do Poiso e Carreiras.
O sinal de partida foi dado às 10h30 impreterivelmente, em condições climatéricas favoráveis e em perfeita simbiose com as necesidades da organização. Neste preciso momento, ao som da música que se fazia sentir e ouvir através das colunas da organização, reinava um ambiente de ecelebração holística entre todos os participantes.
Não esta sendo um prova longa, mostrou contudo, ser um percurso com um nível de exigência técnica acentuado. Os trilhos escolhidos e marcados pelo Clube Aventura da Madeira, representaram desde logo, um desafio a todos os atletas que por eles iam passando, pondo à prova toda a astucia e perícia redobrada dos participantes. A acrescentar a este ponto, o terreno apresentava-se muito escorregadio face às chuvas que se fizera sentir nos dias antecedentes à prova.
Com as provas a totalizar um total de cerca de 4h, o trajeto estava muito bem sinalizado, oferecendo um elevado nível de segurança a todos os atletas, de referir principalmente, sempre que porventura ocorria um cruzamento entre os vários trilhos e a estrada regional. O percurso contemplava pontos estratégicos de abastecimento, onde os atletas iam repondo facilmente parte das suas energias, através das ingestão de sólidos e líquidos, cedidos pela organização.
A prova acabou sem percalços de maior, seguindo-se a entrega prémio. Há a salientar as principais classificações:
MWG TC 21km 1000m – Feminino
1º Ana Viveiros (Clube Aventura da Madeira) 2:40:50
2º Sara Relvas (AMDpt) 3:48:17
3º Ana Umbelino (Clube Montanha do Funchal) 3:48:38
MWG TC 21km 1000m – Masculino
1º Sidónio Freitas (Clube Montanha do Funchal) 1:56:20
2º Francisco Freitas (AC Jardim da Serra) 1:59:36
3º David Martins (Ludens Clube Machico) 2:05:13
MWG STS 11km 500m – Feminino
1º Edna Rodrigues (Machicorent) 1:26:53
2º Barbara Fernandes (Optica da Sé/ Irmãos Quintal) 1:28:21
3º Ana Martins (Urban Air Team) 1:29:40
MWG STS 11km 500m – Masculino
1º Nuno Lourenço (A Meta) 1:00:47
2º Ricardo Quintal (CAMadeira/ Óptica Se/ Irmãos Quintal) 1:03:01
3º Carlos Oliveira (Individual) 1:07:12
A organização MadeiraWorldGames2014 fecha em chave de ouro, e agradece profundamente a todas as associações das modalidades e colaboradores envolvidos pelo seu empenho e dedicação.